A Directora Municipal do Ambiente e Saneamento Básico, do Talatona Amélia Lambuazau, garantu esta quarta-feira, 3, que tem investido na melhoria do saneamento básico e na gestão de resíduos urbanos, garantindo um ambiente mais limpo e organizado para os munícipes.
Em declarações à Rádio Correio da Kianda, a responsável explicou que a recolha de resíduos públicos é executada por empresas contratadas, como a ELISAL, e que, embora ocorram atrasos pontuais devido a problemas mecânicos nos veículos de recolha, a situação é rapidamente solucionada. “Pedimos aos munícipes que depositem os resíduos nos contentores próximos às suas residências e não no chão. Além disso, estamos a planear ecopontos em áreas estratégicas para incentivar a reciclagem”, afirmou.
Amélia Lambuazau destacou que a deposição desordenada de resíduos urbanos e vegetais, especialmente na Comuna do Benfica, continua a ser um desafio. Para contornar esta situação, o município aposta em estratégias de sensibilização e orientação, e prevê penalizações para quem não cumprir as regras de deposição correcta.
No mesmo sentido de fortalecer o município, a Directora Municipal de Desenvolvimento Económico Integrado, Tereza Novais, afirmou que Talatona continua a ser um polo económico dinâmico, com cerca de 5 mil empresas registadas. “Nosso objectivo é criar um ambiente de negócios transparente e acessível, com processos simplificados e incentivos para que empresários e investidores possam crescer e inovar”, afirmou.
Entre as iniciativas destacadas por Tereza Novais estão programas de incentivo fiscal, feiras e eventos que promovem produtos locais, fortalecendo o empreendedorismo e atraindo novos investidores. “O nosso desafio é mais incentivar do que controlar. Queremos criar proximidade e confiança entre o município e os operadores económicos”, acrescentou.
Crédito: Link de origem
