Top Header Ad

Ministro da Energia e Água inaugura central solar de 25,4 megawatts no Moxico Leste – Correio da Kianda

O ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, inaugurou esta quarta-feira, 03, na localidade de Cazombo, no Moxico Leste, um parque fotovoltaico com 40 320 painéis solares, para produzir 25,4 Megawatts de energia que irá fornecer electricidade, pela primeira vez, a mais de 136 mil famílias.

A infraestrutura está equipada com tecnologia moderna e com uma potência de armazenamento de 75,264 megawatt por hora MWh, e foi criada em 2022.

O projecto é uma Central Fotovoltaica, que vai evitar a emissão de 37.000 toneladas de CO2 e o consumo aproximado de 9 milhões 700 mil litros de combustível, poupando aos cofres do Estado um montante avaliado de 4,5 mil milhões de kwanzas por ano.

Segundo João Baptista Borges, a iniciativa se enquadra num projecto do Governo angolano de levar electricidade, pela primeira vez, a um milhão de habitantes de 60 localidades da região Leste do país, até 2027.

O Ministro ressaltou que esta em desenvolvimento acelerado a extensão do projecto nas províncias do Bié, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul, facto que permite antever que a empreitada venha a terminar antes do prazo programado.

“A construção de sistemas eletrônicos na região Leste de Angola, por meio de parques solares, constitui prioridade o Executivo Angolano, no quadro dos objetivos estratégicos para melhorar as condições da vida dos angolanos”, disse.

O governante avançou que a activação da referida Central Fotovoltaica vem agregar valor ao desenvolvimento sustentável do Moxico Leste através de uma energia limpa e barata para as comunidades, aumentando assim a oferta de bens e serviços e fomento de outros sectores da economia local.

O Governador Provincial do Moxico Leste, Crispiniano dos Santos, frisou que a entrada em funcionamento da Central Eléctrica, vai estimular a atração de investimentos, abrir novas oportunidades de negócios e dinamizar a economia local e regional particularmente no fomento da agropecuária, e a indústria transformadora e extrativa

“Este é mais um passo concreto do compromisso do Governo de Angola com o bem estar das famílias e com a melhoria das condições da vida dos angolanos”, disse.

A inauguração da Central Eléctrica foi testemunhada por autoridades governamentais e tradicionais bem como membros de igrejas e sociedade civil. O acto foi aplaudido pelos populares do município de Cazombo.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.