Bloco Democrático minimiza providência cautelar e “reafirma unidade e coesão no partido” – Correio da Kianda
A Direcção do Bloco Democrático liderado por, Filomeno Vieira Lopes, minimiza os impactos da providência cautelar do tribunal Constitucional, levantada por alguns militantes, com o objectivo de suspender todos os actos e conclusões saídas da 5ª Convenção Nacional Ordinária daquela força política.
De acordo com declarações avanças à Rádio Correio da Kianda, pela porta-voz do partido, Valéria Americano, o partido está unido e coeso, apesar da recepção da aludida providência cautelar, que afirma não ter dúvidas que visa somente manchar, e dificultar os feitos desta força política, bem como atrasar os objectivos do Bloco Democrático para 2027.
“Os objectivos desta providência cautelar é de manchar a imagem do partido e dificultar ou atrasar os objectivos para 2027”, sublinhou.
Valéria Americano, disse ainda que, diante do sucedido, o Bloco Democrático notificou as lideranças do partido, que consequentemente, informaram os quadros e militantes, que e acolheram com serenidade e calma os possíveis impactos do despacho.
“Neste preciso momento o partido está a encetar contactos com os advogados no sentido de compreender os contornos do processo. A providência cautelar não vai instalar crise no partido, porque durante a convenção, os militantes votaram de forma consciente a actual liderança, pelo que não há motivos de alarido, porque os bloquistas sabem a quem depositaram a sua confiança em Agosto na última convenção”, frisou.
Referir que o Tribunal Constitucional deu como procedente uma providência cautelar não especificada, assinada por alguns militantes do Bloco Democrático.
O processo n° 1398-B/2025, tem como fundamento o n° 2 do artigo 29° da Lei dos Partido Políticos, segundo o despacho da Juíza Conselheira Presidente, em exercício, Victoria Izata, proferido na folha 36 nos autos, de que processos relativos a Partidos Políticos e coligações (Providência Cautelar Não Especificada) Nº 1398-B/2025, em que são Requerentes Geraldo Camufinfo Mayengue, Barbabé Sansão Eyala, Laurindo David e outros.
Crédito: Link de origem
