Tanzânia com receio de novos confrontos após anúncio de protestos no dia da independência – Correio da Kianda
A polícia da Tanzânia anunciou que qualquer protesto durante o Dia da Independência da próxima semana será ilegal. A notícia está levantando preocupações sobre novos confrontos após a violência pós-eleitoral do mês passado.
A vitória da presidente Samia Suluhu Hassan na eleição presidencial de Outubro desencadeou protestos em todo o país após suas principais rivais serem desclassificadas. Centenas de pessoas foram mortas, dizem partidos de oposição e organizações internacionais de direitos humanos, e milhares mais presos.
Um porta-voz do Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas lembrou na sexta-feira às autoridades tanzanianas “sua obrigação de garantir os direitos à reunião pacífica.” Ele também pediu às forças de segurança que “se abstenham de usar a força para dispersar assembleias não violentas e façam todo esforço para descancelar as tensões.”
A polícia afirma que os organizadores dos protestos de 9 de Dezembro estão incitando os participantes a apreender propriedades, interromper os serviços hospitalares e bloquear as ruas para paralisar a actividade económica.
Os Estados Unidos disseram na quinta-feira que estão revisando sua relação com a Tanzânia devido a preocupações com liberdade religiosa, liberdade de expressão, barreiras ao investimento dos EUA e violência contra civis.
Crédito: Link de origem
