O Director Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, denunciou uma série de ataques aéreos no estado de Kordofan do Sul, no Sudão, que mataram 114 pessoas, incluindo 63 crianças.
Segundo a denúncia, os ataques ocorreram em 4 de Dezembro e atingiram um jardim de infância e o Hospital Rural de Kalogi, nas proximidades.
De acordo com o sistema de monitoramento de ataques a serviços de saúde da OMS, outras 35 pessoas ficaram feridas, e o hospital foi atingido várias vezes.
Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que o hospital de Kalogi foi atingido pelo menos três vezes e os sobreviventes foram posteriormente transferidos para o Hospital Abu Jebaiha para tratamento, onde as equipes médicas fizeram um apelo urgente por doações de sangue e mais suprimentos.
O Director avançou também relatos de que paramédicos e socorristas foram atacados enquanto tentavam transferir crianças feridas do jardim de infância para o hospital, e apelou um por um cessar-fogo e acesso humanitário.
Tedros condenou os ataques como “ataques sem sentido contra civis a instalações de saúde” e renovou seu apelo por um fim ao conflito.
O Director Geral da Organização Mundial da Saúde, instou todas as partes a garantirem o acesso humanitário e permitirem a entrada de ajuda médica vital nas áreas afetadas.
“Os sudaneses já sofreram demais. Cessar-fogo agora”, disse.
Crédito: Link de origem
