Em Cabinda, com a inauguração nesta terça-feira, 09, do Centro Integrado de Segurança Pública da província, o país marca um novo capítulo na protecção dos seus cidadãos, a segurança passa a ser reforçada com tecnologia, rapidez e, sobretudo, pela esperança de um país cada vez mais seguro.
Os órgãos como a Polícia Nacional, Serviço de Investigação Criminal, Serviço de Migração e Estrangeiros, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e outros serviços essenciais, unem-se de forma integrada.
A inauguração daquela imponente infra-estrutura coube ao ministro do interior, Manuel Homem, que revelou que o projecto está orçado num valor equivalente a 5 milhões de dólares, entretanto assegurou que, o custo não é mais importante do que a segurança pública que o centro poderá representar naquela região do país que se apresenta com muitos desafios.
Manuel Homem, pediu que a todos centralizassem atenções naquela infra-estrutura, por entender que vai dar melhor resposta aos problemas de emigração ilegal, da necessidade de proteger mais o cidadão, que na via pública o cidadão em Cabinda já enfrenta desafios de segurança pública cada vez.
O governante, assegurou que está ser desenvolvido um programa nacional contra o contrabando de combustíveis um pouco por todo país, daí, que o CISP de Cabinda está também equipada para estar disponível nas fronteiras daquela província como, Iema e Massabi.
Na ocasião, a governador da província de Cabinda, Suzana de Abreu, garante que com este equipamento só vem agregar valor naquilo que toca a garantia da segurança das populações da província.
A governante falou também do salto que Cabinda está a dar no desenvolvimento com a inauguração pelo Presidente da República, da refinaria local, o terminal das águas profundas do “CAIO”, que será o portão que vai alavancar a economia de Cabinda, o futuro aeroporto internacional, entre outras infra-estruturas em curso na região.
Através de sistemas de videovigilância, ferramentas de inteligência artificial e do número de emergência 111, o CISP permite que qualquer solicitação seja atendida com eficiência e eficácia.
Crédito: Link de origem
