As barragens do Ndue e Calucuve, erguidas para o combate à seca no Cunene estão concluídas e vão beneficiar mais de 136 mil pessoas, além de garantir água para o gado e para a actividade agrícola.
Localizadas no município do Cuvelai, as barragens já apresentam condições técnicas para o armazenamento das águas da presente época chuvosa.
Segundo o director geral do Instituto Nacional de Recursos Hídricos, Narciso Ambrósio, já há condições técnicas para armazenar toda a água que cair durante este ano.
Explicou ainda que serão reservadas as águas de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril e que nesta altura, as condições estão criadas para a entrega da obra, e por a disponibilidade da população.
“Que trabalhos é que faltam ser executados, portanto os trabalhos menores, a finalização daquilo que é posto de observação e controlo, o local onde vamos poder monitorizar todos os equipamentos electromecánicos que estão instalados aqui na barragem bem como a conclusão da central fotovoltaica que vai alimentar ou abastecer de energia todos os elementos electromecánicos que estão aqui dispostos na barragem”, disse.
O director realçou os benefícios que as duas barragens irão trazer na vida das populações da localidade.
“Para as duas barragens, estamos a falar em aproximadamente 136 mil habitantes que irão beneficiar de água quando estes dois projectos estiverem concluídos, bem como 242 mil cabeças de gado que vão beneficiar e também cerca de 11.800 hectares para agricultura”, avançou.
Crédito: Link de origem
