Top Header Ad

Medo e incerteza tomam conta de Uvira após M23 tomar cidade estratégica – Correio da Kianda

Na RDC, vários vestígios de guerra alinham a estrada para Uvira, palco dos mais recentes confrontos entre rebeldes do M23 e o exército congolês no leste do país vizinho. De acordo com a imprensa local, os moradores descrevem cenas angustiantes à medida que os combates se intensificavam, e contam que civis “foram pegos em fogo cruzado mortal enquanto tentavam escapar”.

O controlo de Uvira permite ao grupo consolidar um amplo corredor de influência pelo leste da RDC.

O clima de medo paira sobre a cidade estratégica dias após sua queda nas mãos dos rebeldes, apesar de um acordo de paz mediado pelos Estados Unidos assinado na semana passada pelos presidentes congolês e ruandês em Washington.

O M23 disse que tomou o controlo de Uvira no início desta semana após uma ofensiva rápida desde o início do mês. Autoridades regionais dizem que mais de 400 pessoas foram mortas e cerca de 200.000 deslocadas.

A ofensiva mais recente ocorre apesar do acordo de paz mediado pelos EUA, que não incluiu o M23. Embora Ruanda tenha concordado em suspender o apoio a grupos armados e ajudar a encerrar hostilidades, tanto a RDC quanto os rebeldes se acusam mutuamente de violar acordos anteriores de cessar-fogo.

O avanço dos rebeldes aproximou o conflito do vizinho Burundi, aumentando o temor de uma escalada regional mais ampla. Na sexta-feira, os Estados Unidos acusaram Ruanda de violar o acordo de paz ao apoiar uma nova ofensiva rebelde e alertaram que medidas seriam tomadas contra aqueles que minam o acordo.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.