Top Header Ad

Austrália: homem que neutralizou atacante recebe um milhão de dólares – Correio da Kianda

Um homem, de 43 anos, que neutralizou um dos atacantes que mataram 16 pessoas na praia de Sidney, está a receber doações de várias pessoas pelo mundo, contabilizando até ao momento mais de um milhão de dólares de doações para o tratamento que está a receber, fruto de dois disparos, no momento em que impedia a acção mortífera.

Chama-se Ahmed el Ahmed, um comerciante, dono de uma fruteira, e circulava na zona da praia de Bondi. A escassos metros, viu um dos atiradores e, mesmo com risco para a própria vida, decidiu aproximar-se e tentar imobilizar o suspeito, tendo conseguido fazê-lo com sucesso e é hoje considerado um herói.

 O momento foi filmado e as imagens comprovam a coragem do homem, que na altura terá acreditado que ia morrer.

“Vou morrer, diz à minha família que salvei a vida de várias pessoas”, disse a um primo, segundo este último, antes de entrar em acção.

O homem, de nacionalidade síria, pai de dois filhos, e dono de uma frutaria, acabou por sofrer dois ferimentos de bala no ombro, estando ainda hospitalizado. A sua acção tem merecido muitos elogios e gerou-se à sua volta uma imensa onda de solidariedade.

Depois de as imagens do seu acto se terem tornado virais, foi criada uma página de angariação de fundos para apoiar o homem que se mantém internado.

A campanha já atingiu perto de um milhão de dólares, num total de 5 mil doações, entre as quais, uma transferência de 100 mil dólares do investidor norte-americano Bill Ackman, conforme noticiou o Daily Mail.

O ataque

Dois homens armados com espingardas abriram fogo contra a multidão reunida num parque próximo à praia de Bondi, uma das mais movimentadas e turísticas do país, por volta das 18h40, hora local (08h40 em Angola), de ontem.

Catorze pessoas, incluindo um dos assaltantes, morreram no local do crime e outras duas, nomeadamente uma menina com 10 anos e um homem de 40, faleceram posteriormente no hospital.

Ahmed el Ahmed e o primo estavam junto ao local quando decidiram juntar-se aos festejos do feriado judaico, onde estavam a oferecer comida e bebida.

“Preciso de um café”, terá dito o agora herói, quando se decidiu deslocar até à praia de Bondi e acabou por avistar um dos atiradores.

Conforme noticiou o Correio da Kianda, as autoridades australianas indicaram que os alegados autores do ataque terrorista são um homem de 50 anos, que morreu após confrontos com a polícia, e o filho de 24 anos, que continua hospitalizado.

Um primo de Ahmed, em entrevista à 7News, revelou que o “herói” foi baleado duas vezes.

“Ele está no hospital. Não sabemos exactamente o que está a acontecer. Esperamos que fique bem. Ele é um herói, sem dúvida”, contou Mustafa.

De acordo com relatos, Ahmed el Ahmed não terá qualquer experiência com armas de fogo. No entanto, uma vez que estava a passar perto do local do tiroteio, decidiu agir.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.