Um total de quatrocentas e 76 crianças morreram desde Janeiro deste ano, na província do Huambo, em consequência da desnutrição que assola aquela região do país.
A informação foi revelada esta quarta-feira, à Angop, pela supervisora provincial do programa de nutrição no Huambo, Carmen Mossovela Catumbela, referindo que este número representa o disso dos dados do ano passado, razão pela qual as autoridades sanitárias da província estão preocupadas com a situação.
No período de referência, de Janeiro a presente data, as autoridades sanitárias do Huambo diagnosticaram 5.596 casos, um número que também revela aumento, visto que em 2024 foram registados 4.526 diagnósticos.
Em termos de distribuição geográfica a responsável avançou que os municípios da Caála, Luinduimbali e o Huambo sede, são os que mais casos de morte de crianças registaram como vítimas de desnutrição infantil.
Carmen Mossovela Catumbela sublinhou que a maioria dos casos a desnutrição está associadas à outras doenças como malária e o desmame precoce, está última considerada como a principal causa.
Acções de sensibilização nas comunidades, sobretudo em zonas rurais sobre a importância dos cuidados primários de saúde e da alimentação saudável com recursos a produtos locais e diversificados afiguram-se como os caminhos para inverter a situação, tal como avançou a supervisora do programa.
Crédito: Link de origem
