Na República Democrática do Congo, os rebeldes do M23 apoiado por Ruanda começaram a se retirar da cidade de Uvira, no leste do país, numa tentativa de apoiar esforços de paz apoiados pelos Estados Unidos da América.
A informação citada pela imprensa congolesa foi avançada esta pelos líderes que prometem concluir a retirada da cidade até nesta quinta-feira, 18.
Vários vídeos compartilhados nas redes sociais mostram supostamente os movimentos das tropas, com combatentes vestidos com uniformes militares segurando armas e se movendo em comboio ao anoitecer.
Por intermédio de uma publicação na rede social X, o líder do M23, Bertrand Bisimwa, disse que a retirada seria concluída na quinta-feira e pediu aos civis que mantenham a calma.
Os rebeldes haviam anunciado na noite de segunda-feira que se retirariam para ajudar nos esforços do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, e do Catar para mediar a paz na guerra de longa duração entre os rebeldes e as forças do governo congolês.
O M23 entrou em Uvira, próximo à fronteira com Burundi, no início deste mês, menos de uma semana depois que os presidentes do Congo e de Ruanda se reuniram com Trump em Washington para reafirmar seu compromisso com o acordo de paz dos Acordos de Washington. Os EUA criticaram a tomada da cidade como uma ameaça aos esforços de mediação.
Crédito: Link de origem
