Top Header Ad

Academia Multichoice Talent Factory abre inscrições para curso de cinema e televisão 2026 – Correio da Kianda

A MultiChoice Talent Factory (MTF), instituição pan-africana de formação em cinema e televisão, já abriu as inscrições para a turma de 2026. Todos os graduados africanos que ambicionam tornar-se realizadores, cineastas, argumentistas, produtores e contadores de histórias podem agora candidatar-se a cursos totalmente financiados na rede de academias líder do sector.  

Tendo-se tornado recentemente parte do grupo CANAL+, a MultiChoice reafirma o compromisso de levar a sua programação envolvente aos lares do continente Africano. Uma forma poderosa de o fazer é capacitar os jovens com competências em cinema, produção e guionismo. Qualquer jovem africano que sonhe contar as histórias de África pode candidatar-se para se juntar à viagem da MultiChoice e dar a África uma voz mais forte no panorama mundial.

O currículo definido para a turma de 2026 é abrangente e foi concebido para equilibrar o conhecimento teórico com a imersão prática. O programa, totalmente acreditado e com a duração de nove meses, é ministrado em formato híbrido, combinando a aprendizagem online interactiva com a formação presencial intensiva.

Com academias estrategicamente localizadas no Quénia, na Nigéria e na Zâmbia, a MTF oferece aos aspirantes a cineastas de 14 países africanos formação prática, exposição à indústria e acesso a valiosas redes profissionais, preparando-os para terem êxito na competitiva indústria do entretenimento.

As candidaturas terminam a 27 de Fevereiro de 2026, e devem ser feitas no website da MTF. Visite o link https://multichoicetalentfactory.com/mtf-applications/index.php para saber mais sobre os requisitos necessários para participar. 

A MTF já formou 296 cineastas desde a sua criação, em 2018, com 42 filmes produzidos por graduados. Durante o programa, os alunos obtêm informações sobre o negócio da produção cinematográfica, ao mesmo tempo que aprendem a arte com os melhores profissionais do sector. Os participantes devem produzir os seus próprios projectos cinematográficos, que são posteriormente exibidos nos canais da DStv e da GOtv, incluindo Maisha Magic, Zambezi Magic e Africa Magic, bem como na plataforma de streaming Showmax.

Após a graduação, as taxas de sucesso e integração profissional dos antigos alunos são elevadas. A maioria passa a trabalhar dentro do ecossistema da MultiChoice, ajudando a criar e a concretizar grandes produções africanas. A acreditação da MTF aumenta o reconhecimento no mercado: muitos dos formados lançaram os seus próprios empreendimentos e mais de 50 produtoras foram criadas por antigos alunos da MTF.

A academia MTF apoia uma abordagem totalmente focada no contexto local, naquele que é um investimento que capacita os africanos a contar histórias africanas. Esta estratégia, que valoriza o talento e as vivências reais, tem sido também objecto de reconhecimento internacional. Diversos graduados da MTF participaram e ganharam inúmeros prémios nos Africa Magic Viewers’ Choice Awards (AMVCA), Kalasha Awards, Uganda Film Festival e Women in Film Awards, Doc Luanda e Angola Move entre outras distinções interpares. 

Além disso, os antigos alunos colaboram regularmente em espaços com abrangência internacional, incluindo o European Film Market e o Durban FilmMart.

As nomeações e os prémios conquistados comprovam o elevado nível técnico e criativo dos cineastas que a MTF forma. São indivíduos capazes de competir à escala mundial, contando histórias africanas autênticas. O conhecimento e as competências transmitidas pela MTF capacitam os diplomados para se tornarem catalisadores do crescimento económico e do enriquecimento cultural nas suas comunidades.

Para os criativos africanos que sonham com uma carreira no cinema e na televisão, candidatar-se ao curso da MTF do próximo ano, que é totalmente financiado, pode ser o primeiro passo para moldar o futuro do entretenimento africano.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.