Cuanza Norte: vandalizadas torres de média e alta tensão dos municípios de Cambambe e Massangano – Correio da Kianda
Cinco torres que asseguram o transporte de electricidade de média e alta tensão que interligam o sistema da rede eléctrica entre os municípios de Cambambe e Massangano, no Cuanza Norte, foram vandalizadas por indivíduos ainda não identificados, causando um prejuízo aos cofres do Estado.
O acto ocorreu na zona do Zenza do Itombe e resultou na retirada de componentes essenciais para a sustentabilidade das torres, colocando em risco o fornecimento de energia eléctrica e causando prejuízos ao Estado angolano.
O director da região norte da ENDE, Adriano Sebastião, disse que tão logo a empresa tomou conhecimento da situação mobilizou equipas técnicas para constatação no terreno e o início dos trabalhos de reposição que segundo fez saber, devem terminar dentro de quatro dias.
“Os vândalos tiraram componentes que asseguram a base da torre. Começamos essa intervenção na torre mais crítica, que é a 061, e estamos em crer que daqui a quatro dias nós vamos conseguir concluir a restituição”, assegurou.
O responsável explicou ainda que a intervenção em curso tem um custo estimado em cerca de 10 milhões de Kwanzas, alertando que, caso uma das torres viesse a cair, os prejuízos poderiam atingir quase 400 milhões de Kwanzas.
“As cinco torres que vamos substituir rondam mais ou menos em 10 milhões de Kwanzas e, na eventualidade, se tivéssemos uma torre dessa no chão, estaríamos a falar em quase 400 milhões de Kwanzas”, disse.
Entretanto, o governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, repudiou os actos de vandalização e anunciou medidas concretas para travar a destruição de bens públicos.
“Temos que aumentar o nível de segurança, a sensibilização com as comunidades. Quem for apanhado a criar situações desta natureza será punido”, asseverou o governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar.
Crédito: Link de origem
