Na província do Cunene, os casos de tráfico de seres humanos estão entre as principais violações dos direitos humanos, com um registo de sete casos desde o princípio do ano em curso.
Segundo a coordenadora adjunta do Comité dos Direitos Humanos na região, Sara Tulikeni, citada esta terça-feira pela Angop, os sete casos estão ligados ao contrabando de imigrantes, ao tráfico de seres humanos e a fuga à paternidade e incumprimento da prestação alimentar.
A responsável que falava no âmbito das actividades que assinalaram o 77.º aniversário da Proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, fez saber que a província do Cunene por ser uma região fronteiriça tem estado a sofrer com casos do género, sendo que no ano transacto notificaram seis casos, encaminhados aos órgãos judiciais, dois destes foram julgados.
Sara Tulikeni reconheceu ainda que é preciso reforçar o mecanismo de controlo da movimentação de menores na orla fronteiriça, sem o consentimento dos seus tutores.
Para a mesma, é importante consciencializar os cidadãos em matérias ligadas a direitos humanos, com vista a promover maior protecção e incentivar a cultura de denúncia.
Crédito: Link de origem
