Um grupo de 130 crianças e professores foi posto em liberdade no último domingo, após o sequestro, em Novembro passado, da St Mary’s Catholic School, no Estado do Níger.
Na noite desta terça-feira, 23, eles conseguiram se reunir com suas famílias, mas antes disso, participaram da cerimónia oficial realizada em Minna, capital do estado do Oeste, para celebrar o seu retorno.
Algumas crianças, ex-reféns, pareciam sofrer de desnutrição, outras estavam em estado de choque.
Yusuf Timothy, o pai de uma das crianças, muito marcado por este episódio, relata a provação que viveu após o desaparecimento da filha:
“Essa situação me afetou profundamente, tanto que às vezes nem consigo ir trabalhar na fazenda, e mesmo que eu vá, não posso fazer nada, até comer ficou difícil para mim, porque essa situação me afeta profundamente, as vezes, mesmo quando minha esposa e eu estávamos dormindo, acordávamos e começávamos a pensar, e então começávamos a chorar, quando íamos ver nosso filho de novo?, disse.
Os alunos e professores sequestrados puderão retornar para suas famílias, a partir de agora, terão que se reconstruir e tentar esquecer esse trauma.
O Governador do Estado do Níger, Mohammed Bago, informou na segunda-feira, que os 230 sequestrados, crianças e professores, foram todos liberados.
Crédito: Link de origem
