Top Header Ad

Visita de Leão XIV à Angola revela excelentes relações entre Luanda e Vaticano, afirma analista – Correio da Kianda

O comentador para os assuntos sociopolíticos, Carlos Veigas, considera a visita do Papa Leão XIV como uma resposta para consolidar as relações existentes entre a Igreja Católica e o Estado angolano, e responder positivamente a assistência social que o Executivo do Presidente, João Lourenço, tem prestado a Igreja Católica, sobretudo a infra-estruturas, caso concreto a basílica da Muxima, localizada no município da Quissama, província do Icolo e Bengo.

“Não obstante a Concordata existente entre Angola e o Vaticano, esta terceira visita do chefe máximo da Igreja Católica ao nosso país, depois da visita do Papa João Paulo II, em 1992, e de Bento XVI, em 2009, coloca o nosso país numa boa posição em relação ao Vaticano”, disse o também jornalista.

O Papa Leão XIV visitará Angola, nos próximos tempos, no âmbito de num périplo que vai realizar em África. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 13, em Luanda, à Nunciatura Apostólica da Santa Sé em Angola.

“O Santo Padre, Papa Leão XIV tem a intenção de visitar o continente africano e no roteiro desta viagem está incluída Angola”, informou o núncio apostólico da Santa Sé em Angola, Dom Kryspin Dubiel.

Em conferência de imprensa realizada na sede da Nunciatura Apostólica da Santa Sé em Luanda, Dom Kryspin Dubiel disse, igualmente, que o Papa aceitou o convite do Episcopado angolano e do Presidente da República, João Lourenço.

“Quero sublinhar que, neste momento, não temos ainda os detalhes sobre a data e o programa da visita, mas serão comunicados tão logo estejam definidos”, observou.

Dom Kryspin Dubiel esteve ladeado por Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e presidente da CEAST, e por Dom Filomeno Vieira Dias, Arcebispo de Luanda.

Vale lembrar que o Governo angolano está a investir significativamente na requalificação da Vila da Muxima e na construção da Basílica de Nossa Senhora da Muxima, com o projecto visando transformar o local num grande centro de turismo religioso, com conclusão prevista para 2027, incluindo o financiamento de fases pela linha de crédito de Portugal.

Os investimentos cobrem a nova basílica, infra-estruturas urbanas, realojamento de famílias e recuperação de edifícios históricos, com a empreitada inicial em 2022.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.