Top Header Ad

Uganda: líder da oposição promete convocar protestos em caso de fraude eleitoral  – Correio da Kianda

O líder da oposição do Uganda, Bobi Wine, alertou que convocará protestos em massa caso o presidente Yoweri Museveni manipule as eleições presidenciais desta semana, visto que mais de 20 milhões de ugandeses se preparam para votar na quinta-feira.

“Já dissemos isso muitas vezes: se o General Museveni fraudar as eleições, convocaremos protestos”, disse Wine à imprensa, citado pelo Africanews, acrescentando que a oposição instou os cidadãos a “assumirem o controlo” da votação. Ele afirmou que a própria eleição recebeu o “codinome de voto de protesto”.

Museveni, de 81 anos, é amplamente cotado para estender seu mandato de quase quatro décadas no poder, apoiado pelo firme controle do Estado e das forças de segurança. Seu principal adversário é Wine, de 43 anos, um cantor que se tornou político e concorre à presidência pela segunda vez, após sua campanha de 2021 ter sido marcada por violenta repressão e acusações de fraude.

Wine insistiu que a oposição está conquistando apoio popular, mas questionou se a transferência de poder ocorrerá pacificamente. “Vamos tomar o poder? Essa é uma pergunta para a população, para a comunidade internacional e para o General Museveni, que detém o poder pela força das armas”, disse ele.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.