Administração do Cazenga anuncia para este ano a reabilitação do marco histórico – Correio da Kianda
A administradora municipal do Cazenga, Nádia Neto, garantiu esta semana que o Marco Histórico aos Heróis 4 de Fevereiro, receberá ainda este ano, algumas obras de requalificação por formas a mudar a actual imagem do momento que se encontra praticamente abandonado.
Nádia Neto disse igualmente que a restauração do marco histórico constitui uma das prioridades do seu pelouro para este ano, com vista a proporcionar uma maior reabilitação do monumento, para resgatar os objectivos da sua construção em tributo aos que se bateram pela libertação nacional.
“O que vamos começar a trabalhar neste ano de 2026, será a requalificação do marco histórico, com vista a proporcionar uma reabilitação que venha a devolver a sua antiga imagem”, sublinhou.
Já os populares ouvidos pela Rádio Correio da Kianda, mostram-se agastados com o actual estado do monumento, e afirmam que o marco histórico ficou transformado em palco dos meliantes para o consumo de estupefaciente, bem como local de prática desportiva para os jovens.
De acordo com os populares, o monumento histórico está praticamente jogado a sua sorte, degradando-se a cada dia que passa, e sem actualmente com os muros de vedação.
“Este local já está abandonado há muito tempo. Vê só como os muros de vedação foram destruídos, as estátuas dos heróis estão todas com grafites de Sprite, isso é muito triste”, lamentou um ancião, visivelmente chocado com o estado actual do monumento.
Referir que actualmente os repuxos encontram-se degradados, capim e plantas secas, as placas com os nomes dos nacionalistas que participaram no ataque às cadeias coloniais foram roubadas, é este o cenário que se pode encontrar no Marco Histórico do Cazenga, que está há anos em manutenção.
Crédito: Link de origem
