O candidato presidencial André Ventura foi o mais votado entre os cidadãos portugueses residentes em Angola, ao obter 42, 06% dos votos, contra 23,36% alcançados por António José Seguro, vencedor da primeira volta das eleições presidenciais em Portugal. Os dados foram divulgados este domingo, 18, pelas autoridades eleitorais portuguesas.
Os resultados revelam uma preferência clara deste eleitorado pelo candidato do Chega, num contraste com o panorama nacional. No cômputo geral, António José Seguro destacou-se como o candidato com maiores variações percentuais entre os diferentes círculos eleitorais, registando os seus melhores resultados em distritos tradicionalmente ganhos pela Aliança Democrática (AD) nas últimas eleições legislativas.
Reagindo à passagem à segunda volta, André Ventura considerou que este é o momento mais marcante da sua trajectória política. “Ir à segunda volta das presidenciais é a maior honra que tive na vida”, afirmou, numa declaração em que também lançou desafios aos partidos do espaço não socialista, nomeadamente o PSD e a Iniciativa Liberal (IL). “Agora vamos ver de que fibra são feitos”, declarou.
O candidato do Chega reiterou ainda que a próxima fase da corrida presidencial será marcada por um confronto político claro, prometendo uma “luta contra o socialismo”, reforçando a polarização entre os dois projetos políticos que se enfrentarão na decisão final.
Com estes resultados, a atenção volta-se agora para a campanha da segunda volta, em que o peso do voto da diáspora e a redistribuição dos eleitores dos candidatos afastados poderão ser determinantes para o desfecho das eleições.
Crédito: Link de origem
