O Icolo e Bengo tem os municípios de Cabiri, Kissama e Cabo Ledo, alinhados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, sendo os primeiros a beneficiar do projecto que vai atender toda província.
Dados do Governo Províncial apontam para sete mil o número de crianças que estão a beneficiar deste projecto que visa fortalecer a aprendizagem da criança em idade escolar através de uma assistência alimentar baseada em produtos do campo cultivados localmente.
O Governador para esfera Económica e Social, Agostinho António, explicou que os restantes municípios irão beneficiar da alimentação escolar a partir do mês de Fevereiro.
“A província do Icolo e Bengo, neste momento, tem os municípios de Cabiri, Kissama e Cabo Ledo em execução do programa e os restantes quatro municípios devem entrar pensamos nos no próximo mês de fevereiro, o número de beneficiários ja está na ordem dos 7 mil com uma refeição quente que é confecionada com base fundamentalmente a produtos locais”, disse.
No Municipio da Kissama cerca de 1,500 alunos já beneficiam do projecto como diz Amadeu Eugénio, Diretor Municipal da Educação, que frisa que a medida vem reduzir significativamente o abandono escolar naquela localidade.
“Conseguimos reduzir até 95% da ausência de alunos nas aulas por conta da alimentação escolar”, avançou.
Segundo o Diretor Municipal da Educação Joaquim Cabral, no Município do Kabire são mais 4 mil estudantes que já recebem as respectivas refeições.
“Nos estamos a servir para um universo de 4.600 alunos, a nossa cota prevista é de 6 mil alunos e pensamos que quando abrirmos as três cozinhas teremos a capacidade de atender quase todos os alunos”, explicou.
Crédito: Link de origem
