Top Header Ad

Moçambique: três pessoas morreram ao tentar atravessar estradas inundadas no centro do pais – Correio da Kianda

Três pessoas morreram arrastadas pelas águas ao tentarem atravessar a pé a Estrada Nacional número 1 nas localidades de Incoluane e 3 de Fevereiro, na província de Maputo. As vítimas, segundo as autoridades locais, ignoraram a suspensão de circulação, imposta pela Administração de Estradas ANE, desde sexta-feira, neste troço que liga as províncias de Maputo e Gaza no sul de Moçambique.

O administrador do distrito da Manhiça, Matias Parruque, disse que passou de 3 para 12 quilómetros o troço submerso na Estrada Nacional Número 1 (EN1) onde foram registadas as mortes.

As vítimas, de acordo com o responsável, são pessoas que tentaram atravessar o percurso a pé, entre as localidades de Incoluane e 3 de Fevereiro, mesmo depois da suspensão de circulação na via, conforme havia noticiado o Correio da Kianda.

“Apesar da interrupção que determinamos ter de ser executada, há pessoas que reiteradamente insistem em colocar-se na via e por conta disso tivemos situações de três óbitos, pessoas que foram vencidas pela força das águas. Então isto aconteceu agora com estas pessoas e com insistência pode acontecer com muitas outras pessoas”, disse o responsável à RFI.

As cheias e inundações afectam as províncias de Gaza, no Sul, e Sofala, no centro de Moçambique, onde foram abertos 62 centros de acolhimento para as famílias desalojadas como deu conta a presidente do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INGD), Luísa Meque.

“Para este caso, em termos de pessoas afectadas a nível das províncias até este momento, 513.903 pessoas foram afectadas”, disse Luísa Meque.

Ainda de acordo com a Presidente do INGD mais de 300 pessoas sitiadas foram resgatadas com recurso a embarcações e helicópteros, na província de Gaza.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.