Produção de tintas com chumbo constitui perigo ao ambiente e à vida humana, alerta analista – Correio da Kianda
O ambientalista Rafael Lucas, disse hoje, 21, à Rádio Correio da Kianda, que se mostra preocupado com as denúncias segundo as quais, as tintas em algumas províncias estão a ser produzidas com chumbo, por conta dos graves riscos que a substância representa para o organismo humano.
O Ministério do Ambiente, lançou um alerta chamando atenção sobre o chumbo contido nas tintas que estão a ser produzidas nas províncias de Luanda, Benguela e Huambo, como estarem a causar problemas de infertilidade às mulheres e défice de aprendizagem às crianças.
Para o líder da ONG Minuto Verde Angola, o chumbo pode causar problemas renais, alteração no sistema vascular e enfraquecimento ao sistema imunitário.
Rafael Lucas alerta que a exposição ao chumbo em crianças pode causar danos irreversíveis, daí insta as autoridades a tomarem medidas que venham a proteger a população, sob pena de vir constituir um sério problema de saúde pública e uma agressão ambiental.
“O chumbo é um metal pesado e altamente tóxico que não representa qualquer benéfico ao organismo humano, e apesar de ser proibido o seu uso na produção de certos produtos, a substância ainda tem sido usada infelizmente”, vincou.
Os dados científicos avançados pela RNA, que cita a Directora do Instituto Nacional do Ambiente, Hassana Lima, dão conta que as tintas fabricadas nestas províncias contêm chumbo, um elemento altamente nocivo, que já terá afectado mais de quatro milhões de crianças em todo o país.
Entre as principais consequências desta exposição estão problemas de infertilidade e défices na capacidade de aprendizagem entre os menores.
Crédito: Link de origem
