Top Header Ad

Uganda: filho do Presidente recém-reeleito anuncia a morte de 30 apoiadores de Bobi Wine – Correio da Kianda

O filho do recém-reeleito Presidente Yoweri Museveni e chefe do exército do Uganda, informou, hoje, que 30 apoiadores da oposição foram mortos e dois mil estão presos após a votação.

O líder da oposição, Bobi Wine, permanece escondido, após acusar as forças de segurança de invadirem a sua casa a seguir a eleição de 15 de Janeiro. Ele descreveu a eleição como um “roubo descarado” e convocou manifestações.

Yoweri Museveni está com 81 anos e conquistou um sétimo mandato com 72% dos votos contra 25% de Wine, a Comissão Eleitoral, observadores africanos e ONGs internacionais criticaram uma forte repressão à oposição e o fechamento da internet.

“Prendemos mais de 2.000 capangas que Kabobi achava que estava usando”, escreveu o chefe do exército Muhoozi Kainerugaba no X, usando seu apelido para se referir a Vinho. “Até agora, matamos 30 terroristas do NUP“, acrescentou, referindo-se ao partido de Wine, a Plataforma de Unidade Nacional.

Muhoozi está com 51 anos e não esconde a sua ambição de suceder o pai. Ele é conhecido por suas posturas provocativas e frequentemente vulgares nas redes sociais, ele foi claro e ameaçou esta semana caçar e matar Wine, Ele misturou suas últimas declarações sobre a oposição com piadas sexistas.

Dentre os presos dos últimos dias, está o deputado da oposição Muwanga Kivumbi, da região de Butambala, no centro de Uganda, onde foi relatada a violência mais grave no dia da eleição.

Em declarações a AFP, Kivumbi disse que as forças de segurança mataram 10 de seus agentes de campanha após invadirem sua casa, enquanto a polícia disse que seus apoiadores foram mortos a tiros ao tentarem incendiar um centro de contagem e uma delegacia de polícia.

Nesta quarta-feira, um advogado da oposição, Erias Lukwago, disse à AFP que mais de 600 pessoas foram presas em conexão com os protestos pós-eleitorais.

“Em todos os casos, nossos clientes negam as acusações, alguns dizem que foram presos em casa pela polícia e presos antes de comparecer (no tribunal) sob acusações das quais desconheciam”, disse o advogado.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.