Uma criança de cinco de idade, foi detida pela Polícia de Migraçao do na cidade de Minneapolis, em Minnesota, nos Estados Unidos da America, pelo facto de seu pai, imigrante, ter fugido de uma tentativa de detenção.
A notícia é avançada pelo jornal francês Le Monde, que garante que o vice-presidente dos Estados Unidos da américa, confirmou a detenção da criança, na visita que efectua àquela cidade para acalma os protestos desde a morte de uma mulher no seu veículo, no passado dia 7 de Janeiro.
A cidade de Minneapolis, no Estado de Minneapolis, observa esta sexta-feira, um dia de luto pela memória de Renee Good, uma mulher morta a tiro pela Polícia de Migração a 7 de Janeiro, e alguns dos manifestantes exibem a fotografia de um criança que de acordo com o Le Monde foi detido e preso e depois supostamente levado para um centro de detenção no Texas pelo ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos), na quarta-feira.
O vice-presidente dos Estados Unidos da América, James David Vance, confirmou que a criança de 5 anos foi detida pelo ICE depois que seu pai, que descreveu como um imigrante indocumentado, tera fugido para evitar ser preso pelos agentes.
“Pensei: ‘Meu Deus, isso é terrível. Como puderam prender uma criança de 5 anos?’”, disse o JD Vance citado pelo Le Monde, acrescentando que depois mudou de ideia sobre as razões do ICE. “O que mais eles poderiam ter feito? Deixar uma criança de 5 anos morrer congelada?”, questionou. Segundo a media americana, o homem foi preso depois e está detido com o filho em um centro de detenção no Texas.
J.D. Vance viajou a Minneapolis para reunir-se com os agentes do ICE e “acalmar os ânimos “, conforme justificou em entrevista colectiva.
“Sim, vocês podem protestar, mas façam isso pacificamente”, disse ele aos moradores da cidade que têm se manifestado diariamente.
Entretanto, a ex-vice-presidente democrta, Kamala Harris já reagiu contra a detençao do menino, mostrando-se “indignada ” .
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, também reagiu com idignaçao. “Quando o governo federal trata crianças como criminosas, algo está muito errado ”, disse.
O vice-presidente dos EUA atribuiu a violência durante as operações do ICE à falta de cooperação da polícia local em Minnesota, um dos estados democratas alvo da ofensiva anti-imigração do presidente Donald Trump. “Podemos muito bem aplicar as leis de imigração sem causar caos, mas isso realmente requer a cooperação das autoridades estaduais e locais “, argumentou, lamentando em particular que os agentes federais não estivessem “protegidos ” .
Em um comunicado divulgado esta sexta-feira, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, disse estar “horrorizado” com o tratamento dado aos migrantes nos Estados Unidos. “Estou horrorizado com os maus-tratos e a humilhação que agora ocorrem diariamente contra migrantes e refugiados. Onde está a preocupação com a dignidade deles, com a nossa humanidade compartilhada?”, questionou.
Lembrar que a cidade de Minneapolis é frequente o registo de acçoes de violencia contra imigrantes, principamente negros. O local em que a americana Renee Good foi morta no seu veículo tiro, Quando tentava fugir de uma abordagem policial, dista a pouca distancia do local em Que o afro-americano George Froyd foi morto em 2020, asfixiado pela Polícia local durante uma abordagem.
Crédito: Link de origem
