O Governo Provincial do Huambo tem aberto o concurso público externo para o provimento de 384 vagas no regime geral da função pública em vários sectores naquela parcela no país. Segunda-feira, 26, é a data para o início da entrega das candidaturas dos interessados.
De acordo com o edital do governo provincial, publicado na sexta-feira, 23 de Janeiro, existem 100 vagas para técnicos superior de 2ª classe, 60 para técnicos de 3ª classe, 80 para técnicos médios, 60 para escrituários datilógrafos. Ainda 28 vagas para a carreira de operário qualificado, 16 vagas para motoristas de pesado de 2ª classe, 15 para motoristas de ligeiros de 2ª classe e 25 vagas reservadas a carreira de auxiliar de limpeza.
O cronograma detalha que o período de entregas das candidaturas vai de 26 de Janeiro a 16 de Fevereiro de 2026 nas 17 administrações municipais, ao passo que o empossamento dos admitidos está marcado para 30 de Julho do corrente.
Em termos de distribuição geográfica das vagas, de acordo com os termos de referências consultados pelo Correio da Kianda, o município do Ucuma tem um total de 9 vagas, sendo três técnicos superiores de 2ª classe, licenciados cada um deles em direito, economia e construção civil.
Na carreira de técnico de 3ª classe aquele município do planalto central tem duas vagas para bachareles em electrónica e telecomunicações e engenharia hidráulica.
As restantes quatro vagas estão reservadas para dois técnicos médios com o II ciclo do ensino secundário concluído e igual número de escrituário Dactilógrafo com a 9ª classe.
O município do Sambo tem um total de 22 vagas., seis para técnicos superiores de 2ª classe nas especialidades de Administração pública, Direito, Economia, Engenharia Ambiental/florestal e construção civil, sendo uma vaga por cada especialidade.
No município do Mungo, o número de vagas disponíveis é de 9 candidatos, igual número em Luinduimbali, Cachiungo, 24 em Galanga, seis em Ecunha, 22 no município do Cuima, nove em Chinjenje, Chicala Choloanga, 27 em Chilata, 21 vagas no município do Alto-Hama, 12 no Bailundo, 25 no município do Bimbe, dez na Cahala, 27 no município da Chilata.
Na sede do governo provincial estão disponíveis 49 vagas, sendo 12 para técnicos médios de 3ª classe, 10 para técnicos de 3ª classe em diversas áreas, 11 para técnicos superiores de 2ª classe, reservadas à candidatos com o grau de licenciatura, alem de escriturários-datilografo, auxiliares de limpeza e motoristas.
As restantes vagas, estão distribuidas nos gabinetes provinciais da Acção Social, Família e Igualdade do Género (oito), Agricultura, Pecuária e Pescas (sete), do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários (quatro), da Agricultura e Turismo (23), do Desenvolvimento económico integrado (sete), da Educação (duas), de Infraestruturas e Serviços Técnicos (cinco), Juventude e Desportos (17), dos Registos e Modernização Administrativa (seis), de Saúde (quatro), e no Gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana (seis).
Crédito: Link de origem
