Erika Linete Batalha de Carvalho Aires, nascida a 8 de setembro de 1979, é a nova Ministra da Educação de Angola. Deputada pelo MPLA, ocupava até a data da sua nomeação o cargo de 2.º Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do partido e integra a 4.ª Comissão de Administração do Estado e Poder Local. É mestre em Gestão e Políticas Públicas, com uma carreira marcada pela conjugação de experiência académica e gestão administrativa.
Entre 2004 e 2009, Erika Aires foi assistente do Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), contribuindo para a organização e supervisão de processos eleitorais. Posteriormente, dedicou-se à docência universitária na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, entre 2013 e 2016, e acumulou experiência na administração pública como assistente de direção de Recursos Humanos do Ministério das Finanças (2014-2015) e consultora no Gabinete de Quadros do Presidente da República (2015).
Em 16 de setembro de 2022, foi empossada como deputada, reforçando a sua presença política e capacidade de influência no desenho de políticas públicas.
O Presidente da República, João Lourenço, exonerou Luísa Maria Alves Grilo do cargo de Ministra da Educação e nomeou Erika Aires, em decreto publicado no dia 6 de fevereiro de 2026, confiando-lhe a liderança de um sector estratégico, que enfrenta desafios como a melhoria da qualidade do ensino, modernização curricular e expansão do acesso à educação em todas as províncias do país.
Combinando experiência académica, administrativa e política, Erika Aires assume agora o compromisso de transformar o sector e implementar reformas que impactem diretamente a vida de milhões de estudantes angolanos.
Crédito: Link de origem
