O Índice de Preços no Consumidor Nacional, registou uma variação de 14,56% em Janeiro deste ano, representando uma desaceleração de 1,13% em relação ao mês anterior.
As informações constam da nota de imprensa do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revela igualmente que a desaceleração representa também 11,92 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para economistas, apesar dos dados serem animadores, é preciso que a desaceleração da inflação se venha a reflectir na melhoria de vida das populações e alívio a economia.
José Lumbo explica que a deflação é o que se reflecte na redução dos preços, sendo que o que se tem verificado é uma tendência de crescimento com ritmo decrescente.
“Do ponto de vista daquilo que é a expectativa são números animadores, mas é importante que se diga que esta tendência decrescente da taxa de inflação não vai influenciar nos preços, porque os preços são influenciados pela deflação” esclareceu.
De acordo ainda com outros dados, a variação homóloga no Índice de Preços no Consumidor Nacional, nos últimos 12 meses na classe “Transportes” foi a que registou o maior aumento no índice de preços, com uma variação homóloga de 19,07 por cento.
Crédito: Link de origem
