Namibe: município da Lucira em estado de alerta devido elevados casos de malária – Correio da Kianda
As autoridades sanitárias no Município da Lucira, província do Namibe, estão preocupadas com o elevado número de casos de malária, doenças intestinais e cólera.
Os serviços de saúde reforçaram as acções de vigilância epidemiológica e prevenção, pois neste mês foi confirmado também o primeiro caso de febre amarela na região.
Um dos factores que preocupa as autoridades é o uso inapropriado de mosquiteiros, sobretudo por alguns pescadores, que os utilizam para actividades de pesca, comprometendo a sua função principal de protecção contra a malária.
Segundo o Director Municipal da Saúde, Boa Ventura Cahala, já foram criadas equipas que estão destacadas nas localidades das Salinas, onde foi identificado o primeiro caso de Febre Amarela, bem como na região do Chirilo onde foram identificados casos de Sarampo no ano transacto.
“A poucos dias também tivemos um caso positivo de febre amarela, estamos a fazer um trabalho de sensibilização sobretudo nas localidades das Salinas onde saiu este caso de febre amarela, casos de sarampo tivemos o ano passado, numa região chamada Chirilo, saíram muitos casos de Sarampo”, disse.
Boa Ventura Cahala, fala também da preocupação que incide sobre os pescadores que fazem o uso indevido dos mosquiteiros.
“Muitos dos mosquiteiros que nós distribuímos o pessoal não está a usar, mas estão a usar como rede de pesca”, avançou.
O Director Municipal considerou a malária e a cólera, como as patologias que mais preocupam em função dos números registados na região.
“Atendemos nove mil e trezentos e cinquenta e sete casos de malária, depois vem as doenças diarreicas agudas”, frisou.
Crédito: Link de origem
