Mais de 20% do crédito do FADA por reembolsar: especialista fala de entrave aos novos financiamentos – Correio da Kianda
O economista Pedro Cajama considera preocupante o grau de incumprimento nos reembolsos de crédito do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), que ronda pouco mais de 20 por cento, num total de 5 mil 900 projectos já financiados.
Falando esta quinta-feira na rádio Correio da Kianda, Pedro Cajama disse que os mais de 20 por cento dos recursos não reembolsados impedem o financiamento a novos projectos.
“Se estas entidades tivessem a capacidade de pagar no tempo que foi planejado, com estes recursos, o FADA estaria a financiar novos projectos, tendo em conta aquilo que é o objectivo do Executivo para este ano: dotar cada vez mais o sector não petrolífero”, disse.
Pedro Cajama sugere que se realizem estudos aprofundados sobre as razões do incumprimento das cooperativas na restituição do crédito e propõe uma análise mais rigorosa dos critérios de selecção das diferentes e cooperativas agrícolas.
Por fim, o especialista aponta a literacia financeira como uma aposta necessária, antes da concessão de créditos aos agricultores, para garantir o cumprimento no reembolso.
De acordo com a presidente do FADA, Felisbela Francisco, foi criado um Departamento de Recuperação de Crédito, com o objectivo de garantir devolução dos créditos concedidos por parte dos agricultores devedores.
Crédito: Link de origem
