Governo anuncia compra de 250 mil toneladas de cimento para colmatar défice de produção nacional – Correio da Kianda
O governo angolano optou por comprar 250 mil toneladas de cimento para fazer face à escassez que se verifica no mercado nacional, devido os baixos níveis de produção na indústria do país.
A informação consta de um comunicado do Ministério da Indústria e Comércio, datado desta sexta-feira, 13, que refere que o objectivo é “assegurar o regular abastecimento do mercado e complementar a produção nacional”.
A importação das 250 mil toneladas de Cimento do tipo 32.5, que de acordo com aquele departamento ministerial é com base num concurso público, é destinado a cobertura nacional.
O documento sublinha, no entanto que as 250 mil toneladas serão importadas em dois lotes. O primeiro de 150 mil toneladas a entrega está prevista para o dia 31 de Março próximo, ao passo que a segunda, de 100 mil toneladas será a 30 de Junho de 2026.
A referida importação será feita por uma empresa privada, que o ministério garante que foi a única que reuniu todos os requisitos do concurso público realizado a propósito, em leilão no portal das aquisições públicas.
Trata-se da empresa Kileba – Logística (SU) Lda que bateu na concorrência outras 16 empresas, fazendo lances com as suas propostas, razão pela qual foi declarada vencedora e adjudicada ambos os lotes sob a modalidade de preços C&F mais baixo.
Lembrar que o mercado da construção vem observando problemas com a escassez do cimento. Até ao momento, o saco de de 50 kilos está a ser vendido ao preço de 10 mil kwanzas.
Crédito: Link de origem
