Top Header Ad

Polónia quer desenvolver armas nucleares para defender-se da Rússia – Correio da Kianda

O presidente da Polónia, Karol Nawrocki, anunciou a intensão de construir um base de armas nucleares para defender-se da federação russa, devido a guerra que o Moscovo trava com o também vizinho, Ucrânia há três anos.

Foi durante uma entrevista a um canal de TV que o chefe de Estado polaco justificou a necessidade de desenvolver armas nucleares por ser “”um país na fronteira de um conflito armado”.

O Presidente Karol Nawrocki diz que a “atitude agressiva e imperial da Rússia em relação à Polónia é bem conhecida”, razão pela qua o seu país deve construir a sua estratégia de segurança “com base no potencial nuclear”

“Este caminho, com respeito por todas as regulamentações internacionais, é o caminho que devemos seguir.” Foi desta forma que o presidente da Polónia, Karol Nawrocki, defendeu o desenvolvimento de defesas nucleares face à ameaça russa.

Numa entrevista Nawrocki afirmou ser “um grande defensor da adesão da Polónia ao projeto nuclear” e defendeu que o país deve construir a sua estratégia de segurança “com base no potencial nuclear”.

“Temos de trabalhar para este objectivo para que possamos iniciar os trabalhos. Somos um país na fronteira de um conflito armado. A atitude agressiva e imperial da Rússia em relação à Polónia é bem conhecida”, declarou o chefe de Estado.

Quando questionado sobre uma possível reacção de Moscovo a um programa nuclear polaco, Nawrocki desvalorizou afirmando que “a Rússia pode reagir agressivamente a qualquer coisa”, referiu.

As declarações surgem num contexto de debate crescente em vários países europeus sobre o desenvolvimento de armas nucleares próprias, perante o aumento das ameaças de Moscovo e o crescente afastamento dos Estados Unidos, sob a liderança de Trump.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.