Top Header Ad

Proposta angolana de cessar-fogo na RDC carece de acordo sólido entre as partes, diz analista – Correio da Kianda

O especialista em relações internacionais, Adalberto Malú, disse hoje, 18, à Rádio Correio da Kianda, que a proposta angolana sobre cessar-fogo no leste da RDC, que deve entrar em vigor a partir desta quarta-feira, 18, representa um avanço diplomático importante, porém não significa que estejam reunidas as condições para um cessar-fogo efectivo e duradouro.

Adalberto Malú sublinhou ainda que qualquer entendimento político sólido entre RDC e Rwanda, um cessar-fogo corre o risco de ser apenas uma pausa operacional, apontando a ausência de mecanismos de observação e monitorização, como um outro elemento frágil, de bloqueio as hostilidades na região.

“É preciso que as partes tenham um entendimento político sólido, para o alcance de um verdadeiro cessar-fogo”, frisou.

A medida surge após o entendimento político alcançado em Luanda entre chefes de Estado e facilitadores do processo de paz, no quadro dos esforços da União Africana para a estabilização do leste da RDC.

A decisão resulta de uma reunião que juntou, no passado dia 9 do mês em curso, o Presidente da República, João Lourenço, o seu homólogo congolês, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, o mediador da União Africana, Faure Gnassingbé, e Olusengun Obasanjo, antigo Presidente da Nigéria, em representação do grupo de facilitadores designados pela organização continental.

Referir que o comunicado final apela às partes beligerantes a declararem o cessar-fogo e acelerarem a implementação dos mecanismos de verificação acordados em Doha, no Qatar, a 14 de Outubro de 2025, um mecanismo essencial com vista a garantir a confiança mútua e evitar possíveis violações no terreno.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.