O presidente iraniano disse este sábado, 21, que Teerão não vai “ceder à pressão estrangeira”, à medida que as tensões com os Estados Unidos vão aumentando em meio às negociações nucleares em andamento.
Durante uma reunião com atletas paralímpicos em Teerão, Masoud Pezeshkian, defendeu a necessidade de trazer se “honrar e orgulhar” o país.
“Enquanto estivermos vivos e pudermos respirar, sacrificaremos nossas vidas pelo nosso país. Pela graça e força de Deus, não abaixaremos a cabeça diante dessas dificuldades”, disse o presidente iraniano, acrescentando que se manterão firmes, mesmo que o mundo exterior e as potências globais estejam pressionando o país injustamente para se submeta.
Embora o Irão insista que seu programa nuclear é pacífico, os Estados Unidos da América e outros suspeitam que o mesmo tem como objectivo eventualmente desenvolver armas.
Referir que duas rodadas de negociações entre Teerão e Washington estagnaram em questões centrais, incluindo enriquecimento de urânio, mísseis e alívio de sanções.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na sexta-feira, 20, que estava considerando ataques limitados para forçar um acordo sobre o programa nuclear de Teerã.
Tudo isso acontece numa altura em que Washington está actualmente construindo um de seus maiores destacamentos militares na região desde a invasão do Iraque em 2003.
Crédito: Link de origem
