Top Header Ad

Especialista critica situação social do educador angolano em dia de efeméride – Correio da Kianda

O sociólogo Agostinho Paulo disse à Rádio Correio da Kianda, que se mostra preocupado com as actuais condições sociais dos educadores em Angola, agravado pela problemática de baixos salários e sem meios de trabalho adequado.

A reacção do especialista deve-se ao Dia Nacional do Educador, celebrado neste sábado, 22, em todo o território nacional.

Agostinho Paulo disse igualmente que o conjunto de problemas identificados no processo de ensino em Angola fere a acessibilidade pedagógica do educador.

“É triste a actual condição social dos educadores em Angola, salários baixos, sem casa própria, nem carro, e o mais agravante ainda enfrente sérios problemas de falta de condições de trabalho nas instituições quer públicas como privadas”, sublinhou.

O especialista lamenta o facto de que a falta de emprego leve jovens a enveredar para a docência, muitas vezes sem a devida qualificação, pelo que defende maior rigor e atenção no processo de ensino e aprendizagem.

O Dia Nacional do Educador foi instituído em 1978, para marcar a abertura da campanha de alfabetização, iniciada pelo primeiro Presidente angolano, Dr. António Agostinho Neto, a 22 de Novembro de 1976, na fábrica Textang II, em Luanda.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.