O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, participou esta sexta-feira, 20, em Luanda, numa reunião virtual de concertação promovida pela Libéria, destinada a analisar o futuro da Organização das Nações Unidas (ONU) e o processo de eleição do próximo Secretário-Geral da organização.
O encontro foi presidido por Sara Beysolow Nyanti, Ministra dos Negócios Estrangeiros da Libéria, e contou com a participação dos seus homólogos do Ruanda, Egipto, Namíbia e Nigéria, além da Etiópia, representada ao nível de vice-ministro.
A reunião ministerial acontece na sequência de um pequeno-almoço de trabalho realizado recentemente entre Chefes de Estado africanos, em Addis Abeba, num contexto marcado por desafios globais complexos, incluindo tensões geopolíticas crescentes, alterações climáticas, conflitos armados, aumento do endividamento de países em desenvolvimento e desigualdades persistentes.
Durante o encontro, os ministros africanos destacaram a urgência de reformas estruturais na ONU, com especial enfoque no Conselho de Segurança, defendendo um órgão mais representativo e democrático, capaz de refletir as atuais realidades geopolíticas e assegurar a justa representação de África.
Além disso, foram debatidas reformas nas instituições financeiras internacionais, com o objectivo de promover maior equidade no acesso ao financiamento e apoiar o desenvolvimento sustentável no continente.
A concertação africana nesta fase prepara o terreno para que o continente apresente uma candidatura unificada à liderança da ONU, numa demonstração de unidade política e diplomática frente aos desafios contemporâneos do sistema multilateral.
Crédito: Link de origem
