África do Sul: partido no poder faz restruturações profundas visando as eleições locais – Correio da Kianda
O partido Congresso Nacional Africano da África do Sul lançou uma ambiciosa campanha de reforma de seis pontos para recuperar votos, num momento em que o país se prepara para as eleições locais, previstas para o final deste ano.
Estas reformas profundas nas estruturas partidárias ocorrem numa altura em que o partido de Nelson Mandela sofreu um duro revés nas eleições gerais de 2024, onde perdeu sua maioria parlamentar pela primeira vez desde a transição do país para a democracia 30 anos antes, forçando-o a formar um governo de coalizão.
Apesar deste revés, vários apoiantes e políticos do partido mostram-se optimistas este sábado, 10, quanto a bons resultados neste próximo pleito durante uma cerimónia que comemorou seu 114º aniversário.
O presidente Cyril Ramaphosa disse durante a reunião que o partido precisa corrigir seu histórico “desastroso na prestação de serviços básicos”.
Especialistas em relações internacionais recordam que o desempenho do ANC nas eleições locais é frequentemente pior do que no nível nacional, à medida que as pessoas expressam suas frustrações diante dos desafios que enfrentam no dia-a-dia.
O ANC obteve 40% dos votos nas eleições nacionais de 2024, uma queda catastrófica em relação aos 57,5% que conquistou em 2019.
Também sofreu perdas recordes nas eleições municipais de 2021, a primeira vez na era democrática que seu apoio caiu abaixo da metade das cédulas emitidas nacionalmente.
O partido enfrentará eleições municipais ainda este ano, vistas como um teste chave de sua posição.
Crédito: Link de origem
