Top Header Ad

África do Sul: tiroteio em bar clandestino deixa 12 mortos e vários feridos  – Correio da Kianda

Um tiroteio em um bar clandestino nos arredores da cidade de Pretória, capital administrativa da África do Sul, causou a morte de 12 pessoas na madrugada deste sábado (6), e deixou outras 14 feridas, o que eleva aquele país africano no top da lista de nações com mais homicídios.

A polícia sul-africana sublinha que entre as vítimas mortais estão três crianças de 3, 12 e 16 anos.

O ataque, segundo a imprensa internacional, ocorreu por volta das 4h15 dentro de um bar instalado em um albergue na comunidade de Saulsville, a oeste de Pretória.

Das 12 vítimas, dez morreram no local, ao passo que as outras duas perderam a vida já no hospital. O jornal News24 refere que a 11ª morreu logo ao chegar ao passo que a décima segunda perdeu a vida algumas horas depois, devido a gravidade dos ferimentos.

A polícia informou que foi accionada apenas às 6h, quase duas horas depois dos disparos.

A porta-voz da Polícia, Brig. Athlenda Mathe, disse à emissora estatal SABC que três homens armados entraram no recinto e começaram a disparar contra o grupo que bebia no local.

“Ainda não sabemos o motivo. O que sabemos é que pelo menos três homens não identificados invadiram o hostel e começaram a atirar aleatoriamente”, afirmou Mathe.

A África do Sul vive uma das maiores taxas de homicídio do mundo. Em 2024, mais de 26 mil assassinatos foram registrados, perfazendo uma média de mais de 70 casos por dia. A maior parte das mortes ocorre por armas de fogo.

Embora o país tenha regras rígidas para a posse civil de armas, autoridades afirmam que grande parte dos crimes é cometida com armamento irregular, o que dificulta o controle.

Entretanto, é cada vez mais frequente a ocorrência de tiroteios em bares nas cidades da África do Sul.

Em 2022, um ataque em um bar de Soweto, em Joanesburgo, deixou 16 mortos. No mesmo dia, outro tiroteio em um bar de outra província matou quatro pessoas.

A porta-voz da polícia considerou ataques desse tipo em estabelecimentos clandestinos como um “problema grave”.

Entre Abril e Setembro deste ano, a polícia diz ter fechado mais de 11 mil bares ilegais e prendido 18 mil pessoas ligadas à venda irregular de bebidas.

A violência em massa também avança fora do ambiente de bares. Em setembro do ano passado, 18 pessoas, 15 das quais mulheres, foram mortas em ataques a duas casas na mesma rua, na província do Cabo Oriental. Sete homens foram presos, e armas do tipo AK-47 foram apreendidas.

A polícia sul-africana garante que segue investigando o ataque deste sábado e faz buscas pelos três suspeitos.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.