Agricultura: cidade do Luena pretende colher mais de 171 mil toneladas de produtos do campo – Correio da Kianda
O município de Luena, abriu nesta sexta-feira, a campanha agrícola 2025-2026 abriu, num acto que teve lugar na cooperativa Sangumba, no Luxia, cerca de 30 quilómetros a norte da cidade de Luena, presidido pelo administrador Bernardo Mourão Gotsisola.
O director municipal da agricultura revelou que mais de quatro mil famílias camponesas e 57 cooperativas estão envolvidas na campanha para trabalhar em mais de 8 mil hectares mecanizados e 210 outros sob a responsabilidade dos privados, esperando no fim colher acima de 170 mil toneladas de produtos diversos.
Isidoro Tomás, que encabeçou a distribuição de sementes de forma simbólica entre milho, arroz e instrumentos agrícolas, assegurou sementes para os demais camponeses nos próximos dias.
“Nós temos em nossa posse insumos diversos, sementes de milho, sementes de arroz, sementes de feijão. Vamos distribuir instrumentos de catanas, inchadas, limas e pulverizadores dorsais.
Dizer que também temos uma inovação para esta campanha, adquirimos estacas de mandiocas melhoradas a partir de mandiocas, nós esperamos ter uma colheita de 171.357,12 toneladas de diversas culturas.
Isidoro Tomás apela às cooperativas não legalizadas no sentido de contactarem a administração municipal para, em conjunto, encontrarem uma saída aerosa para o caso. “Aconselhamos os presidentes dessas cooperativas e das associações que venham com a direção municipal de agricultura para vermos quais são as formas que eles devem legalizar essas cooperativas”, disse.
Por seu turno, Daniel Barnabé, porta-voz da cooperativa Sangumbe, que serviu para o lançamento da campanha agrícola, diz que passam dois anos que os trabalhos começaram com foco na produção da mandioca, milho, frutícolas, hortícolas e na assistência técnica aos camponeses das áreas limítrofes.
“Além da mandioca, estamos a apostar também no milho, ginguba e a cultura de fruteiras, maracujá. Estamos a apostar na cultura do citrino. Nós queremos convidar a comunidade no sentido de que sejam também cooperadores dessa cooperativa” garantiu.
O município de Uluena abriu oficialmente a campanha agrícola 2025-2026 num ato que ocorreu nesta sexta-feira na cooperativa Sangumbe Anoluxia, cerca de 30 quilómetros a norte da cidade de Uluena, presidido pelo administrador municipal Bernardo Morongo, Chisola.
Crédito: Link de origem
