Top Header Ad

Analista alerta para nova instabilidade após Tshisekedi acusar Ruanda de violar acordo de paz – Correio da Kianda

O especialista em Relações Internacionais, Adalberto Malú, entende que “o conflito na República Democrática do Congo entrou numa fase crítica”, com a acusação, esta segunda-feira, 08, do presidente da RDC ao Ruanda, de desrespeitar o acordo de paz assinado recentemente em Washington.

Adalberto Malú, disse que apesar da assinatura do acordo, as acusações de Félix Tshisekedi traduzem que a paz real não teve presença no território congolês.

“Quando um acordo nasce com acusações deste peso, percebe-se imediatamente que o documento pode ter sido assinado, mas a paz real não aterrou no terreno”, disse.

O analista compreende que, do ponto de vista geopolítico, o conflito na RDC é motivado por interesses sobre recursos estratégicos, pelo facto de a localidade do Kivu ser um dos cofres minerais mais importantes do presente século.

De acordo com Adalberto, “o que está em jogo é o futuro do coração mineral de África”.

Embora o processo de paz entre a RDC e Ruanda tenha contado com a mediação do Chefe de Estado dos EUA, Donald Trump, para a efectiva instalação da tranquilidade na região da RDC, é necessário o reforço da força, fiscalização e coerência.

Em caso de colapso no acordo, Adalberto Malú prevê um novo ciclo de instabilidade no continente, com impacto directo no Burundi, Uganda, Ruanda, Tanzânia e no corredor económico da SADC.

O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi, acusou ontem o Ruanda de desrespeitar o acordo de paz assinado recentemente em Washington (EUA).

Durante o seu discurso sobre o Estado da Nação ao Parlamento, reunido no congresso, Félix Tshisekedi culpabilizou Ruanda de violar deliberadamente o cessar-fogo no dia seguinte à assinatura do acordo, sendo as localidades no Kivu do Sul, incluindo Kaziba, Katokota e Lubarika, as mais afectadas pelos bombardeamentos.

Recorde que, a República Democrática do Congo e o Ruanda assinaram um acordo de paz na quinta-feira última, em Washington, para pôr fim ao conflito armado vivido na RDC.

O documento, que contou com a mediação do Chefe de Estado dos EUA, Donald Trump, foi rubricado pelos chefes de Estado da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e de Ruanda, Paul Kagame, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente de Angola e Presidente da União Africana, João Lourenço.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.