Top Header Ad

Angola está a se afirmar de “modo muito intenso” no cenário internacional – Rui Verde – Correio da Kianda

A Cimeira União Africana – União Europeia, que arranca na próxima semana em Luanda, é muito importante por ser um evento de dois blocos de igual para igual, diferente das cimeiras que têm ocorrido entre um país e um continente como, EUA-África, China-África, Rússia-África. Aqui não há nenhuma menorização de África. A afirmação é do especialista luso, Rui Verde.

Em declarações ao Correio da Kianda, Verde destacou o segundo aspecto, ligado ao investimento do projecto global Gateway da União Europeia, que envolve quantias financeiras muito maiores do que qualquer outro país.

Rui Verde ressaltou o papel relevante que Angola começa a assumir no padrão internacional: “recebeu a Cimeira América, agora da União Africana e União Europeia”, o que reafirma a política externa angolana.

O também docente universitário admitiu críticas às políticas internas, mas ao nível da política externa, o país está a se afirmar de modo muito intenso, o que considerou de bom e positivo, e “deve ser um olhar que fique para as futuras orientações da política externa de Angola”.

Por seu turno, o especialista em relações internacionais, Adão Baião, disse nesta quinta-feira, à Rádio Correio da Kianda, ser importante destacar o impacto positivo para Angola que pode gerar na arena internacional, a realização em Luanda, nos dias 24 e 25 deste mês, da 7ª Cimeira União Africana-União Europeia.

Adão Baião destacou igualmente que as presenças de altos responsáveis da União Europeia nesta cimeira de Luanda, indica uma prioridade política maior para o continente africano e para Angola, em particular.

Já o especialista, Mário Gerson disse que esta cimeira é especial, pelo facto de Angola estar neste momento a presidir a liderança protempore da União Africana, e realçou o impacto dos resultados da parceria existente entre África e Europa.

Referir que perto de 50 delegações estarão presentes em Luanda para a sétima Cimeira União Africana – União Europeia, a ter lugar na capital angolana, de 24 a 25 de Novembro, sendo o primeiro evento a decorrer no Salão Protocolar da Presidência da República, inaugurado pelo presidente João Lourenço, no passado dia 11 de Novembro, no âmbito das comemorações dos 50 Anos de Independência Nacional.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.