Centro de Aconselhamento Familiar do Cazenga regista dez denúncias de fuga à paternidade diariamente – Correio da Kianda
O Centro de Aconselhamento do Cazenga, localizado na Quinta Avenida, junto ao Mercado das Mulheres, recebe diariamente de 9 a 10 casos de denúncias de fuga a paternidade e falta de apoio directo às famílias.
A informação foi avançada pela Directora Municipal da Acção Social, Família e Igualdade do Género onde explica que todos os dias recebem denúncias de pais e encarregados de educação que se furtam das suas responsabilidades.
Domingas Baptista Domingos mostrou a sua preocupação com o número de denúncias recebidas por dia, vindas de vários pontos do município e arredores.
“Diariamente, nós estamos a receber 9 a 10 casos de famílias vindas da Comuna do Kima Kieza, uma boa parte, mas devo dar nota que também estamos a receber famílias que estão a vir do actual município do Hoji-ya-Henda, já recebemos um número de quatro famílias que vieram de Viana, porque tomaram conhecimento da abertura do Centro de Aconselhamento Familiar no Município do Cazenga, e nós vamos recebendo”, disse.
A responsável frisou que os casos que mais chegam são: fuga a paternidade e não prestação de alimento e em muitos dos casos, desvio comportamental.
Domingas Baptista Domingos disse que quando o caso ultrapassa as competências daquela direcção, são encaminhados à Sala de Família e ao Julgado de Menores.
“Não estamos a atender apenas os munícipes do Cazenga, não podemos excluir algumas acções, temos que transferir para os seus municípios, mas no geral devemos dizer que está a funcionar, recebemos famílias de outros municípios e a gente vai dar algumas luzes”, frisou.
A Directora adiantou também que têm recebido um número aceitável de queixas com reclamações de algumas famílias, em que a administração vai apoiando segundo as suas competências.
Domingas Baptista Domingos disse ainda que a sala de família continua engajada em trabalhar junto das famílias e fornecer apoio para o bem estar dos municipes
“Hoje, os pais queixam-se muito da juventude, então nos estamos aqui para apoiar, ajudar aquela família, aquela criança, aquele adolescente, aquele jovem que tende a se desviar, nos ação social, nos o Centro de Aconselhamento Familiar, estamos a dar inputs para que essas famílias sejam mais coesas”, avançou.
E acrescentou: “continuamos a nos preocupar com o bem estar dos munícipes do Cazenga, acreditamos que 2026 será melhor que 2025, e nos vamos conseguir resolver os problemas no que tange o bem estar físico e mental dos munícipes do Cazenga, reforçar as competências familiar e da juventude é um desafio que a Administração do Cazenga tem para 2026”.
Crédito: Link de origem
