O Chefe do Gabinete Jurídico da Administração Municipal do Sequele foi detido nesta quarta-feira, 17, por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Em declarações ao Correio da Kianda, o porta-voz-geral do SIC, Manuel Halaiwa, explicou que a detenção do cidadão, que exerce funções de chefia na Administração Municipal, deveu-se à prática dos crimes de resistência, danos materiais e agressão física contra agentes da autoridade.
Segundo Halaiwa, a detenção ocorreu no interior da Administração Local, no momento em que efectivos do SIC, afectos ao Departamento de Combate aos Crimes de Corrupção, se deslocaram ao local para dar cumprimento a uma ordem de comparência sob custódia, emitida pelo Ministério Público. A diligência está relacionada com um processo-crime que envolve alegados crimes de corrupção activa e associação criminosa.
De acordo com o porta-voz, o cidadão em causa havia sido convocado por mais de duas vezes para comparecer perante as autoridades, tendo ignorado as notificações.
Ainda segundo o oficial de investigação, perante a presença dos efectivos no local, o suspeito insurgiu-se contra os agentes, partindo para agressões físicas, causando danos em pertences dos efectivos e, de forma contínua, proferindo ameaças e palavras obscenas.
Manuel Halaiwa sublinhou que os efectivos do SIC agiram de forma profissional e contida, tudo fazendo para evitar o uso de força excessiva no interior de uma instituição do Estado.
Face à gravidade dos factos, foi dada ordem de detenção e elaborado o respectivo auto. O acusado já foi presente ao Ministério Público e será apresentado, nesta quinta-feira, ao tribunal, para efeitos de julgamento sumário.
Crédito: Link de origem
