Top Header Ad

Ciclone que devastou Madagascar atinge Moçambique nesta sexta-feira – Correio da Kianda

Moçambique está a preparar-se para a chegada nesta sexta-feira, do ciclone Gezani, que devastou Madagáscar, deixando dezenas de mortos e feridos.

O governo moçambicano alertou desde esta terça-feira para os efeitos do ciclone na costa sul, com ventos até 140 quilómetros por hora e chuvas intensas. Inocêncio Impissa, porta-voz do Conselho de ministros, recomendou prudência aos habitantes das zonas de risco.

“Este sistema poderá fazer aproximação à costa moçambicana no dia 13 de Fevereiro de 2026 como ciclone tropical, podendo afectar os distritos costeiros das províncias de Sofala, Inhambane e Gaza”, disse o responsável à seguir à reunião semanal do Conselho de Ministros, em Maputo.

Ao considerar que este ciclone pode ter um impacto negativo sobre os esforços que estão actualmente a ser desenvolvidos no sentido de socorrer os sinistrados após as cheias de Janeiro que causaram pelo menos 27 mortos e afectaram 724 mil pessoas, o porta-voz do conselho de ministros informou que o ciclone atinge já nesta quarta-feira o Canal de Moçambique.

O ciclone é esperado no litoral do sul do país “com ventos médios de 120 quilómetros por hora e rajadas até 140 quilómetros por hora e chuvas intensas”, indicou Inocêncio Impissa ao referir que se estima que esta tempestade vá afectar cerca de 1,1 milhão de pessoas, as zonas centro e sul, estando particularmente expostas.

“O Conselho de Ministros apela a todos os moçambicanos ou a todos os cidadãos residentes nas zonas de possível impacto do ciclone Gezani a seguirem as informações e orientações das entidades competentes por forma a minimizar os impactos negativos da passagem deste ciclone”, apelou o responsável, citado pela RFI.

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) e o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), em nota diz que “Diante deste cenário, o Conselho Técnico de Gestão e Redução do Risco de Desastres activou as acções antecipadas para ciclones para a província de Sofala, bem como na região sul”.

Moçambique, país lusófono situado na costa do oceano Índico, vem sendo atingido por diversas tempestades, desde o início da época chuvosa, em Outubro de 2025, causando um total de 202 mortos, além de 291 feridos e de 852.285 pessoas afectadas.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.