A Comissária Europeia para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Hadja Lahbib, iniciou a sua turné pela região dos Grandes Lagos Africanos esta semana. A primeira etapa de sua viagem a levou a Kinshasa, antes das visitas planeadas ao Burundi e Ruanda.
A digressão ocorre em um momento tenso no leste da República Democrática do Congo, onde a captura de Goma pelo grupo armado AFC/M23 há um ano reduziu severamente o acesso humanitário. Hadja Lahbib recordou recentemente a urgência de garantir acesso humanitário total e irrestrito para ajudar as populações afetadas.
“Pretendo me reunir com todas as partes do conflito”, disse o Comissário à agência Belga. Quer obter a abertura de corredores seguros para ajudar centenas de milhares de pessoas que vivem em áreas sob controle de grupos armados.
Próximas paradas: Burundi e Ruanda
Após Kinshasa, Hadja Lahbib viajará para o Burundi na quarta e quinta-feira, com uma visita planejada ao campo de refugiados de Busuma. Este acampamento abriga congoleses, principalmente do Kivu do Sul, em condições muito difíceis, marcadas pela falta de água, alimento e abrigo adequado.
A visita será concluída na sexta-feira em Ruanda, em Kigali, onde a Comissária Europeia continuará suas discussões sobre cooperação humanitária e mecanismos de apoio para populações vulneráveis na região.
Crédito: Link de origem
