Top Header Ad

“Conselho de Trump transforma paz em activo financeiro”, diz analista – Correio da Kianda

O especialista em Relações Internacionais, Adalberto Malú, disse à Rádio Correio da Kianda que a pretensão de Donald Trump é “uma tentativa consciente de reconfigurar a arquitectura da governação internacional em concorrência directa com a Organização das Nações Unidas”.

Em causa, está o convite feito pelo presidente norte-americano ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, para integrar o Conselho de Paz, uma organização que pretende criar para trabalhar na resolução de conflitos em todo o mundo, em concorrência com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Atendendo ao facto de que há taxa de entrada para um lugar permanente no Conselho de Paz proposto pelo presidente dos EUA, Adalberto Malú chamou de tentativa de “transformar a paz em um activo financeiro”.

No que diz respeito a Angola, que ambiciona um lugar no Conselho de Segurança da ONU, o internacionalista disse que uma leitura errada do presente cenário, desvaloriza simbolicamente este órgão das Nações Unidas que, por desvio deliberado da autoridade externa, enfraquece-se.

Para o especialista, a instituição apresentada por Trump centra-se no “poder, controlo narrativo e reposicionamento estratégico dos EUA”, o que, na sua visão, “enfraquece normas, relativiza princípios e mercantiliza a diplomacia”, disse.

A taxa de entrada para um lugar permanente na nova organização de Trump será de mil milhões de dólares.

Trump quer criar novo Conselho de Segurança Mundial com Putin

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.