A notícia foi avançada pelo jornal New York Times, que refere que os Estados Unidos da América estão a reduzir o contingente militar nos mares de Caribe, e a transferi-lo para os mares do Norte de Cuba.
Tratam-se se dois navios de transporte de tropas anfíbios, nomeadamente o USS Iwo Jima e do USS San Antonio, que estão agora a caminho dos mares do Norte de Cuba, no Oceano Atlântico.
Segundo o jornal, que cita fontes anônimas, depois dos ataques a Venezuela, a 3 de Janeiro, o contingente militar no Caribe começou a ser reduzido, apesar de o governo de Donald Trump ter garantido que manteria os navios destacados na região e as operações para destruir embarcações carregadas de drogas no Caribe.
Esses deslocamentos militares incluem a transferência do USS Iwo Jima e do USS San Antonio, ambos navios de transporte de tropas anfíbios, para águas ao norte de Cuba, no Oceano Atlântico.
Essas medidas reduziriam o número de tropas americanas no Caribe em aproximadamente 3.000, para um total de 12.000.
Entretanto, pelo menos um desses dois navios poderá retornar ao seu porto de origem em Norfolk, Virgínia, EUA, nas próximas semanas, disse um dos oficiais.
Crédito: Link de origem
