Top Header Ad

Donald Trump assina extensão de curto prazo da Lei de Crescimento e Oportunidade Africana – Correio da Kianda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu um acordo de livre comércio de 26 anos com países africanos, após meses de incerteza sobre o futuro do acordo.

Trump sancionou na terça-feira uma extensão da Lei de Crescimento e Oportunidade Africana (AGOA), com efeito retroactivo a partir de 30 de Setembro de 2025, segundo o Escritório do Representante de Comércio dos EUA.

A extensão é de curto prazo e dura até 31 de Dezembro, oferecendo apenas um breve alívio aos países africanos.

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou no mês passado uma legislação para estender a lei por três anos, mas o Senado posteriormente reduziu a extensão para um ano, segundo a Reuters.

O escritório de comércio dos EUA também afirmou que o acordo seria modificado para levar em conta as tarifas impostas pelos EUA como parte da política America First do presidente republicano.

Introduzida em 2000 sob a presidência de Bill Clinton, a AGOA permite que cerca de 1.800 produtos sejam exportados para os EUA livres de impostos, incluindo petróleo bruto, carros e peças de automóveis, vestuário, têxteis e produtos agrícolas.

Ela impulsiona grande parte do comércio entre os EUA e a África, que foi avaliado em mais de 100 bilhões de dólares em 2024 pelo escritório de comércio dos EUA.

O acordo incluiu 34 países africanos quando a administração Trump permitiu que expirasse em Setembro de 2025.

Muitas empresas em países afetados então alegaram que o fim do acordo colocaria em risco dezenas de milhares de empregos.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.