Economista questiona impacto real do aumento do stock de crédito assinalado pelo BNA – Correio da Kianda
O economista José Lumbo disse hoje, 05, à Rádio Correio da Kianda, que o crescimento do stock de crédito representa sinais animadores pelo facto de o crédito ser o combustível da economia por conta do estímulo ao investimento no país.
De acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA), o stock de crédito à economia, em moeda nacional, atingiu 7,2 biliões de kwanzas em Novembro de 2025, registando um aumento de 1,3 biliões de kwanzas, correspondente a 21,1 por cento, face ao período homólogo.
José Lumbo apesar de reconhecer serem dados animadores, questiona a aplicação real do crédito com vista o impulsionamento da economia nacional.
“O verdadeiro sucesso do aumento do stock de crédito tem muito a ver com a qualidade de distribuição sectorial”, sublinhou.
Segundo a nota estatística do Banco Central, em Novembro de 2025, o crédito bruto direccionado ao Sector Real da Economia totalizou 1,9 biliões de kwanzas, representando um aumento de 280,8 mil milhões de kwanzas relativamente ao período homólogo, impulsionado principalmente pelo incremento de recursos disponibilizados ao subsector da Indústria Extractiva, que registou um acréscimo de 224,5 mil milhões de kwanzas.
Crédito: Link de origem
