Top Header Ad

Esquemas na contratação põem em causa a qualidade das obras e serviços públicos, diz analista – Correio da Kianda

O político Alexandre Sebastião André, disse hoje, 29, à Rádio Correio da Kianda, criticou a insistência das autoridades com esquemas para a contratação de empresas para construção de obras públicas, sobretudo no sector da saúde.

O também advogado recorda que à luz do ordenamento jurídico angolano, a contratação pública deve ser observada por intermédio de concursos público, e não as constantes adjudicação directa. Para Alexandre Sebastião André, as adjudicações directas são feitas por conveniência, o que acaba por alimentar a criação de monopólios na construção de obras públicas.

“É uma espécie de monopolização de contratação de empresas para construção de obras públicas, mas hoje só vemos mais adjudicações directas, feitas por conveniência”, sublinhou.

O especialista disse que os esquemas na contratação pública maculam a transparência, e põem em causa a qualidade das obras e prejudicam gravemente o Estado angolano, que teria num futuro breve desembolsar novos valores para a construção ou reparação de uma mesma obra que já consumiu biliões de kwanzas.

A reacção do especialista surge na sequência de informações que dão conta, de que se têm intensificado nos últimos tempos, a contratação de empresas por adjudicação directa.

As declarações do especialista foram feitas à margem do espaço “Revista de Imprensa”, do programa Capital Central da 103.7 FM.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.