Top Header Ad

EUA apoiam Nigéria em operação conjunta contra terroristas no estado de Sokoto – Correio da Kianda

O lançamento de um “ataque poderoso e mortal” contra o grupo Estado Islâmico, no noroeste da Nigéria, foi confirmado esta quinta-feira, 25, pelo presidente dos Estados Unidos da América.

“As forças armadas dos EUA executaram inúmeros ataques perfeitos”, afirmou Donald Trump.

Posteriormente, o Comando dos EUA para a África (Africom) informou que o ataque foi realizado em coordenação com a Nigéria, no estado de Sokoto.

Em declarações à BBC, o ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Yusuf Maitama Tuggar, disse que se tratava de uma “operação conjunta” contra “terroristas” e que “não tem nada a ver com nenhuma religião em particular”.

“A operação havia sido planeada há bastante tempo”, disse, garantindo que foram utilizadas informações de inteligência fornecidas pela Nigéria.

Tuggar não descartou novas intervenções militares, sendo que tais acções dependeria de “decisões a serem tomadas pelas lideranças dos dois países”.

Com cerca de 210 milhões de habitantes, a Nigéria é o país mais populoso de África e o sexto país mais populoso do mundo. É marcado por uma divisão social entre cristãos, que maioritariamente vivem no sul e nas regiões centrais do território nacional, e muçulmanos, concentrados principalmente no norte.

A principal ameaça terrorista no país vem do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWA) e do Boko Haram. Esses grupos estão baseados principalmente no nordeste da Nigéria, nos estados de Borno, Yobe e Adamawa.

Para Donald Trump, o Estado Islâmico é uma “escória terrorista”, que “ataca e mata brutalmente, principalmente, cristãos inocentes”.

Crédito: Link de origem

Leave A Reply

Your email address will not be published.